sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tecnologia na escola

Segundo Alberto Tornaghi, a tecnologia na escola deve instigar a curiosidade dos alunos e possibilitar um lugar de produção alegre e convidativo.

Convidativo? Como podemos convidar mais de 700 alunos a usar os 18 computadores existentes na sala informatizada de uma escola?

Talvez, a realidade não seja tão igual para todos. Porque muitos alunos de escolas públicas não têm computador em casa e nem têm acesso à internet. A produção de textos no ambiente digital é uma tendência mundial e muito relevante, porém a realidade nas escolas não condiz com essa evolução. Além de não proporcionar máquinas a todos os alunos, muitos não terão como acessar esses textos depois, tendo em vista que não possuem um computador em casa.

Concordamos que a internet colabora com o nosso fazer pedagógico, mas não é o único caminho. Devemos sim incluir esse novo conhecimento nas nossas aulas, porém como vamos incluir todos os alunos se não temos a estrutura adequada na escola?

A partir do momento que a tecnologia digital for realmente popularizada cremos que todos serão incluídos de fato. Assim, valerá mais a pena produzir e explorar as tecnologias digitais junto com os alunos, transformando as aulas num espaço verdadeiramente convidativo.

2 comentários:

  1. Gostamos do comentário.È isso mesmo!
    As boas intençôes andam por aí esbarrando-se,resta saber o que o sistema faz concretamente com elas...

    Marluce e Ariane

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado,colegas. A real inclusão digital ainda é um desafio para as políticas públicas de educação.

    ResponderExcluir