sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tecnologia na escola

Segundo Alberto Tornaghi, a tecnologia na escola deve instigar a curiosidade dos alunos e possibilitar um lugar de produção alegre e convidativo.

Convidativo? Como podemos convidar mais de 700 alunos a usar os 18 computadores existentes na sala informatizada de uma escola?

Talvez, a realidade não seja tão igual para todos. Porque muitos alunos de escolas públicas não têm computador em casa e nem têm acesso à internet. A produção de textos no ambiente digital é uma tendência mundial e muito relevante, porém a realidade nas escolas não condiz com essa evolução. Além de não proporcionar máquinas a todos os alunos, muitos não terão como acessar esses textos depois, tendo em vista que não possuem um computador em casa.

Concordamos que a internet colabora com o nosso fazer pedagógico, mas não é o único caminho. Devemos sim incluir esse novo conhecimento nas nossas aulas, porém como vamos incluir todos os alunos se não temos a estrutura adequada na escola?

A partir do momento que a tecnologia digital for realmente popularizada cremos que todos serão incluídos de fato. Assim, valerá mais a pena produzir e explorar as tecnologias digitais junto com os alunos, transformando as aulas num espaço verdadeiramente convidativo.

Formação sobre blog

Estamos fazendo este curso para que possamos usar o blog como ferramenta pedagógica, a fim de tornar nossas aulas mais atuais e incluir os nossos alunos nesse mundo virtual.

O interessante é que também estamos aprendendo a lidar com as novas tecnologias e com a produção de textos que são publicados virtualmente.

Essa nova experiência nos traz desafios e a possibilidade de acompanhar a realidade de muitos alunos, já que a maioria tem acesso a esta ferramenta.

Um abraço,
Clélia e Aline.